domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães no Treze de Maio

Dia 13 de maio de 1888: a Lei Áurea é assinada, abolindo a escravidão no Brasil.

Logo, hoje em dia, ainda "comemoramos" o dia 13 de maio todo ano, mesmo não sendo feriado nacional (de acordo com a Wikipedia, já foi feriado, desde 1890, como "consagrado á commemoração da fraternidade dos Brasileiros", mas foi extinto em 1930 pelo então presidente Getúlio Vargas).






E várias ruas, pelo menos aqui em São Paulo, foram batizadas de "Treze de Maio" em homenagem à data (ao contrário do Getúlio Vargas). E posso dizer também que duas dessas ruas trezedemaienses foram muito importantes na minha vida.
Curiosidade: na ETE Lauro Gomes e algumas outras escolas técnicas e faculdades onde existiam trotes, pelo menos na minha época, 13/05 era o dia de "libertação dos bichos", ou seja: último dia em que os calouros (estudantes do 1º ano) eram molestados pelos veteranos (alunos há mais tempo na instituição). O restante do ano era de alívio para os novos estudantes (exceto para os novatos que se transformaram em "bichos eternos").





E, nesse ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2012, essa data caiu bem no Dia das Mães (comemorado no Brasil no segundo domingo do mês de Maio, desde que Getúlio Vargas, de novo ele, oficializou a data em 1932 -- ao contrário de Portugal, que parece ser no primeiro domingo, conforme a Wikipedia).



Então, nesse
Dia das Mães em pleno Treze de Maio, não faça sua mãe de escrava (como elas geralmente são para nós, mas por amor): não deixe ela fazer almoço para você hoje (e outros dias), faça você o almoço para ela, retribua, pô!

Abraços a todos e bom domingo!

Leandro M:-D>
13mai12
"O homem que construiu a bomba atômica é considerado um gênio 
 mas o jovem que ouve rock é considerado um louco."
np - New Model Army - Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário